Por que instituições de ensino devem adotar um CRM Educacional - Alma

Por que instituições de ensino devem adotar um CRM Educacional

Por que instituições de ensino devem adotar um CRM Educacional


As instituições de ensino têm, cada vez mais, buscado se adaptar ao novo cenário educacional que envolve aplicações de tecnologia no dia a dia, tanto na rotina de professores como na de estudantes. Nesse cenário, a adoção de um CRM Educacional faz toda a diferença.

A ideia de um CRM, facilita pontos cruciais da comunicação entre instituição e responsáveis pelos estudantes. Afinal, a ferramenta proporciona um processo contínuo de relacionamento, fortalecendo a fidelização.

Além disso, o sistema é um ótimo exemplo de modelo preditivo, isto é, informações e dados disponibilizados pela plataforma, permitem visualizar a jornada do cliente e potencializar a conversão. Assim, os negócios conseguem se planejar antecipadamente e tomar  decisões estratégicas. 

Quais as instituições que podem usar um CRM educacional?

Se engana quem acha que um sistema crm é apenas para grandes instituições. O sistema pode ser aplicado em diferentes níveis educacionais, como na básica, superior e continuada.

Na educação básica, por exemplo, softwares atuam na aprovação e manutenção de toda estrutura curricular. Outro ponto é a automatização de matrícula, rematrícula e processamento de notas.

Já no nível superior, um dos diferenciais do CRM para educação é a redução de inadimplência, gestão de casos em que ocorre financiamento estudantil e, também, atendimento à legislação conforme exigências e regulamentações do Ministério da Educação.

Para a educação continuada, um dos principais desafios é manter os preços competitivos ante as outras possibilidades do mercado. Por isso, um software atua na otimização de processos para que haja a diminuição de custos operacionais. 

Como um software pode ajudar?

Um software CRM auxilia em três processos principais, que são os pilares do bom desempenho do negócio: 

1- Captação

O primeiro passo é adquirir clientes. Nesse sentido, possuir um cadastro eficiente de potenciais contratantes do seu serviço faz toda a diferença. Com o CRM educacional, gestores conseguem controlar nome e dados de contato dos leads captados.

Uma boa dica é optar por sistemas que ofereçam mais recursos nessa etapa, como a possibilidade de incluir cursos ou turmas que o lead demonstrou interesse, e claro, o estágio da jornada de compra.

Outro ponto importante é o acompanhamento do atendimento. Um CRM para escolas e outras instituições de ensino, deve constar o histórico de atividades e a frequência do contato realizado.

O CRM educacional também pode apoiar o setor de marketing em ações offline, como a inscrição de interessados em eventos de apresentação de cursos ou master classes. 

2- Permanência

Um segundo passo é diminuir o nível de evasão de estudantes. Independentemente do motivo, um sistema auxilia nesse acompanhamento e controle. Uma boa forma de mensurar indicadores é por meio da aproximação no relacionamento.

Uma proposta é facilitar o contato por meio de aplicativos móveis. A TOTVS possui a solução eduCONNECT, que é um bom exemplo de como a comunidade acadêmica pode estar mais integrada aos pais de seus estudantes – e mesmo com os próprios alunos – em um fluxo de informação contínuo. 

Assista ao vídeo do funcionamento da solução na prática!

Para os pais, a solução é muito interessante, uma vez que fornece dados do desempenho escolar dos filhos, mudanças na programação do calendário escolar e solicitações de professores.

A tecnologia também atua na aprendizagem. Soluções que envolvem possibilidades tecnológicas deixam o processo mais dinâmico e oferecem novas abordagens de conteúdos presentes na grade curricular. Assim, a sua instituição torna-se mais competitiva. 

3- Fidelização

As instituições gastam muito tempo e energia fornecendo atendimento personalizado a cada  um dos envolvidos na comunidade acadêmica. Um ótimo jeito de tornar esse processo mais ágil é o atendimento digital integrado.

Fidelização e atendimento mais rápido podem fazer toda a diferença. A solução TOTVS Saída Inteligente, por exemplo, otimiza a saída das crianças na escola com o tempo dos pais. 

Por meio da ferramenta, professores podem visualizar quais pais estão mais próximos da escola e preparar estes alunos primeiro. Assim, todos ganham, desde os responsáveis que minimizam o tempo de espera, a escola que garante espaço físico para estacionamento dos carros e, para as crianças, o processo é mais seguro. 

Integração com outras ferramentas!

Vale dizer que, para maior aproveitamento do seu CRM educacional, o ideal é que a plataforma se integre a modelos acadêmicos on-line, ao sistema de gestão do negócio, desde o controle de ponto, folha de pagamento, estoque, faturamento, chegando até a automação de marketing.

Fonte: BLOG TOTVS